Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Revolução (Sem) Sangue” em exibição nos cinemas


Texto de Raquel Valente e foto DR Quinta, 25 de Abril de 2024

Rui Pedro Sousa estreou, no dia 11 deste mês, o seu primeiro filme em todos os cinemas de Portugal - “Revolução (Sem) Sangue”. Retrata a história das pessoas que perderam a vida na Revolução do 25 de Abril de 1974.


O destino é comum a cinco jovens, o fim precoce da vida. Os sonhos e as inquietações eram constantes na vida de cada um, ansiavam por uma vida livre onde pudessem dizer e fazer o que pensavam, mas a inserção do Golpe de Estado Militar pautou-lhes o caminho.


“Revolução (Sem) Sangue” não «é mais uma história sobre o 25 de Abril», afirma o aveiren­se Rui Pedro Sousa, realizador do filme. Trata-se de uma lon­ga-metragem de ficção que te­ve na génese a necessidade de mostrar o outro lado da história, do dia que mudou Portugal.


«A ideia de realizar o filme surgiu em 2021, após fazer uma pesquisa “online” e ter encontrado o título “A Revolução dos Cravos, uma revolução que não foi assim tão branda”. Achei estranho a designação e percebi pela primeira vez que morreram pessoas no 25 de Abril de 1974, após um tiroteio da PIDE», esclareceu Rui Pedro Sousa.


Perante a incógnita do núme­ro de vítimas, tanto o realizador como Sónia Resende, produtora da longa-metragem, decidiram riscar uma das palavras do título do filme, “Sem”, assim como se fazia no período antecedente à revolução, em que rasuravam-se as denominações proibidas, com o lápis azul.


Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu